Ao longo desta semana, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou uma série de ações para ampliar os serviços às famílias desalojadas e desabrigadas pelas fortes chuvas. Dentre as ações, a equipe da Sedes esteve em reunião com representantes do governo federal para solicitação de recursos.
A reunião, que foi convocada pelo secretário da pasta, Paulo Casé Fernandes, contou com a equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e mais de 40 representantes de munícipios do Maranhão. Na ocasião, foi discutida a viabilidade para disponibilizar o aluguel social, por meio de cofinanciamento federal, para as famílias das regiões afetadas pelas chuvas.
Ainda durante o diálogo, que ocorreu nessa quarta-feira (22), e de forma remota, o secretário Paulo Casé ressaltou o trabalho do governador Carlos Brandão. “Nosso governador vem nos orientado a propor diálogos com as demais esferas do Poder Público, bem como a iniciativa privada, a fim de adquirirmos doações para acolhermos o máximo de famílias possíveis”, afirmou.
Na quinta-feira (24), o trabalho do Governo do Estado em prol dos Municípios continuou, com a abertura do Centro de Distribuição. O local foi criado para armazenar as doações recebidas, e que serão destinadas as regiões em estado de emergência. Logo no primeiro dia de funcionamento, o Centro recebeu doações da Receita Federal e de empresas privadas.
Entre os itens recebidos pelo Centro estão cestas básicas, água mineral, colchonetes, entre outros. De acordo com o secretário da Sedes, o local irá otimizar o processo de entregas. “Nesse espaço, iremos centralizar nossos esforços e aperfeiçoar a logística de entregas para que as famílias possam ter acesso as doações de forma mais célere”, explicou.
Além disso, o Governo do Estado, por meio da Sedes, ampliou o número de refeições, na modalidade híbrida (quentinhas), nos Restaurantes Populares dos municípios afetados.