Integrantes de facção criminosa morrem em confronto com forças policiais no Maranhão

 

A troca de tiros aconteceu durante uma operação da Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Polícia de Itinga e Delegacia Regional de Açailândia, e das Polícia Civil e Militar do Pará.

A ação, denominada “Operação Narcos”, foi deflagrada com o objetivo de prender dois membros de uma facção criminosa de âmbito nacional envolvida em assaltos e tentativa de homicídio na cidade de Dom Eliseu/PA.

Na sexta-feira, 15, dois homens assaltaram uma loja de celulares daquele município e levaram vários aparelhos em valores significativos.

As investigações apontaram os dois como autores do roubo, sendo um deles um menor de idade, que foi apreendido pelas forças de segurança em Dom Eliseu/PA.

Em seguida, os policiais civis e militares descobriram que o outro envolvido direto no assalto, além de um comparsa, estaria homiziado em uma casa no bairro Vila Samuel, em Itinga do Maranhão, comercializando drogas e com várias armas, além de parte dos produtos do roubo.

Policiais Civis e Militares se dirigiram ao endereço, onde dois homens se evadiram pulando muros para casas laterais.

Em um dos imóveis onde se escondeu, um indivíduo, identificado como Rafael da Silva Fontenele, armado com uma pistola, recebeu a tiros os policiais, que revidaram.

No outro imóvel, o nacional Antônio Marcos da Silva, vulgo “Notórios”, que participou diretamente no assalto, utilizando um revólver, atirou contra os policiais, que também revidaram. Em seguida, foram acionadas as ambulâncias do Hospital Municipal e do SAMU para o socorro aos baleados, que acabaram falecendo.

Na casa onde os homens estavam homiziados, os policiais encontraram 16 cartuchos de calibre, 12 intactas, 1 grande porção contendo substância semelhante a Crack, 1 porção contendo substância em pó branco, semelhante a cocaína, 32 porções de substância semelhante a Crack e 46 porções de substância semelhante a maconha, além de materiais usados para preparação da droga e R$ 120,00 em espécie, em cédulas de pequeno valor.

Os corpos dos envolvidos foram encaminhados ao IML de Imperatriz/MA, para realização de necropsia. Na delegacia, os policiais verificaram que Rafael possuía um mandado de prisão de recaptura em aberto, que estava preso por tráfico de drogas e havia se beneficiado com saída temporária e não retornou ao presídio.

Já Antônio Marcos, respondia na Comarca de Itinga do Maranhão dois processos, um por homicídio e outro por porte ilegal de arma de fogo.

Além disso as investigações apontam que Antônio Marcos seria responsável por diversas execuções de membros de facção exercendo a função de “disciplina” da organização criminosa, mostrando-se elemento de altíssima periculosidade.

Antônio Marcos tem participação direta, conforme investigações da Delegacia de Dom Eliseu, em uma tentativa de homicídio contra um comerciante daquela cidade em 25/11/2023, onde, na companhia de um comparsa, atirou diversas vezes contra a vítima, fato gravado por câmeras de segurança do local.

Antônio Marcos também era investigado pela Delegacia de Itinga do Maranhão por homicídios e tentativas do homicídios ocorridos neste ano de 2023.

Pelo caso dessa terça, instaurado um Inquérito Policial para apuração das circunstâncias da intervenção policial, com a solicitação de perícias e uma série de oitivas.

O informante

Deixe um comentário

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook