O deputado estadual, Júnior Cascaria (Podemos), usou a tribuna da Assembleia Legislativa em sessão plenária nesta quarta-feira (05), para apresentar o Projeto de Lei que propõe a criação da Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Síndrome do Pânico.
Para o parlamentar, o tema saúde mental deve ser discutido como alerta de saúde pública. “Não podemos ficar de braços cruzados assistindo a nossa sociedade adoecer, precisamos debater e levar atendimentos para as pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, crises de pânico e outros transtornos, ressaltou Júnior Cascaria.
O que é a Síndrome do Pânico
A Síndrome do Pânico é um dos transtornos de ansiedade, onde se encaixam também diversos tipos de fobias, muitas vezes, acompanhado por sintomas de depressão, medo repentinos que podem desencandear em sintomas físicos.
Durante o pronunciamento, o deputado Júnior Cascaria concedeu aparte ao deputado estadual Neto Evangelista que destacou a importância da PL.
“Este é um tema muito importante para ser discutido nesta Casa e parabenizo vossa excelência, deputado Júnior Cascaria, por trazer esse projeto de lei em um momento muito adequado que nos chama muito a atenção os altos índices de suicídio, depressão e transtornos que estão progredindo para crises de pânico que já chegou nas escolas e em todos os setores da sociedade. Conte com o meu apoio para a aprovação desta lei, pontuou o deputado Neto Evangelista.
A importância da Semana Estadual, Viver Sem Pânico, é chamar a atenção de toda a sociedade e buscar junto ao poder público, mais ações e investimentos com profissionais capacitados que possam atender a população.
“Já conversei com o governador Carlos Brandão, sobre esse nosso projeto de lei e também sobre a reestruturação dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), nos municípios para garantir e fortalecer essa rede de apoio para aqueles que precisam e buscam esses atendimentos”, finalizou o deputado estadual Júnior Cascaria.