Pedro Lucas propõe projeto para regulamentar as embalagens de produtos similares

Deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) apresentou o Projeto de Lei 583/2025

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou recentemente o recolhimento de três marcas de “café fake” das prateleiras de todo o país, após detectar a presença de toxinas, resíduos de cascas e palha, além de rotulagem considerada enganosa. Os produtos, rotulados como se fossem café tradicional, continham substâncias impróprias para o consumo humano, como a ocratoxina A, e foram considerados potencialmente perigosos à saúde.

Diante desse cenário, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) apresentou o Projeto de Lei 583/2025, que propõe mudanças no Código de Defesa do Consumidor com o objetivo de regulamentar as embalagens de produtos similares e proteger os consumidores de compras induzidas ao erro.

A proposta determina que itens que imitam produtos tradicionais — como compostos lácteos, cafés e cremes culinários — passem a adotar rótulos e cores de embalagens diferentes dos originais, com destaque claro para a sua composição. O texto também prevê que, caso o consumidor se sinta enganado, poderá exigir a troca pelo produto verdadeiro.

Além disso, o PL estabelece responsabilidade solidária dos fornecedores na comercialização de produtos que possam confundir o consumidor quanto à sua natureza ou fórmula.

Segundo o deputado, a medida busca evitar que práticas enganosas continuem prejudicando a saúde pública e os direitos dos consumidores brasileiros.

Deixe um comentário

Pix do Fuxico
Logo Fuxico do Sertão

Ajude a manter o Blog Fuxico do Sertão

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: pix@blogdoquirinoneto.com.br
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook