PF prende “Careca do INSS” em operação que apura fraudes bilionárias na Previdência

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (12), uma operação contra um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Foram presos Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti, apontados como peças centrais no esquema de desvio de recursos de aposentadorias e pensões.

 

De acordo com as investigações, Antunes atuava como lobista e facilitador das fraudes, articulando a inclusão de beneficiários sem autorização em associações de aposentados. Nessas entidades, eram usados documentos e assinaturas falsas para cadastrar vítimas, que tinham descontos indevidos nos benefícios pagos pelo INSS. Entre 2019 e 2024, o prejuízo pode ter alcançado R$ 6,3 bilhões.

A Polícia Federal identificou ainda que Antunes movimentou R$ 9,3 milhões entre 2023 e 2024, valores que teriam sido transferidos para pessoas ligadas a servidores da Previdência. Camisotti, por sua vez, é apontado como sócio oculto de uma entidade envolvida no esquema, além de beneficiário direto das fraudes.

Os agentes também realizaram buscas na casa de Antunes e no escritório do advogado Nelson Willians, em São Paulo. No total, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Distrito Federal, todos expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça.

Deixe um comentário

Pix do Fuxico
Logo Fuxico do Sertão

Ajude a manter o Blog Fuxico do Sertão

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: pix@blogdoquirinoneto.com.br
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook