
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anulou os atos de nomeação do delegado e ex-secretário de segurança Jefferson Portela e do subprocurador do Estado Rodrigo Maia para a Vice-Governadoria. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (17) e determina que ambos retornem aos seus órgãos de origem.
No primeiro ato, Brandão revogou a cessão de Rodrigo Rocha, que havia sido requisitado para atuar na Vice-Governadoria com ônus para a Procuradoria-Geral do Estado. A nomeação de Maia foi originalmente publicada no Diário Oficial do Estado em 2 de maio de 2024.
No segundo ato, o governador tornou sem efeito a cessão de Jefferson Portela, delegado de polícia classe especial, integrante da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O ex-secretário de segurança havia sido requisitado para exercer função de excepcional interesse público na Vice-Governadoria, também com ônus para seu órgão de origem. Sua nomeação havia sido publicada no Diário Oficial em 10 de fevereiro de 2025.
Ambas as revogações entraram em vigor na data de publicação do documento oficial, determinando o retorno imediato dos servidores às suas funções de origem.
O informante