De acordo com as investigações, enquanto o nepotismo toma conta do município, milhões de reais são gastos em licitações suspeitas.
Uma série de investigações apuram denúncias de irregularidades na Prefeitura da cidade de Senador La Rocque, a 56 Km de Imperatriz. Constam nas investigações a nomeação de parentes da primeira dama e milhões de reais gastos em licitações suspeitas.
No campo do nepotismo, a Prefeitura de Senador La Rocque, contratou para o cargo de Assessor Técnico Especializado, o sr. Cayo César Franco Fonseca, irmão da primeira dama, a sra. Vanessa Cristina Franco, que também é secretária de saúde do município.
Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. O fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da República e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público.
Licitações suspeitas:
Foi apurado pelo jornalista, que: a empresa FCK Engenharia e construções LTDA ganhou uma licitação no valor de R$ 1.630.980,20 (Um milhão, seiscentos e trinta mil, novecentos e oitenta reais e vinte centavos) para a aquisição de bloquetes, meio fios e tubos de concreto para a manutenção da secretaria de obras do município.
Até aí tudo bem, se não fosse um parente do gestor, que estivesse executando esta obra e, para o pasmo de todos, usando as máquinas da prefeitura neste fim.
Existe também uma ligação bem próxima da proprietária desta empresa com o prefeito, mas isso será pauta para a próxima matéria.
Cabe agora ao Ministério público iniciar as investigações e penalizar os envolvidos que ao ver de todos, estão transformando a prefeitura daquela cidade, um verdadeiro “balaio de gatos”.
*Fabricio Oliveira*
*DRT 1776/MA*
*Jornalista.*