Pedro Lucas comemora estudos da Petrobras no litoral maranhense

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) comemorou o anúncio de que um navio-sonda da Petrobras deve realizar, em breve, estudos para avaliar o potencial petrolífero do litoral maranhense. A informação foi confirmada pelo presidente da Gasmar (Gasmar Gás do Maranhão), Allan Kardec.

“Recebi, com grande entusiasmo, a notícia de que um navio-sonda da Petrobras realizará, em breve, estudos sobre o petróleo presente no litoral maranhense, um passo importante para a exploração na região”, afirmou o parlamentar em publicação nas redes sociais.

Segundo Pedro Lucas, o Maranhão abriga duas bacias inseridas na Margem Equatorial, considerada uma das novas fronteiras energéticas do país. Para ele, a exploração pode representar um marco para a economia estadual.

“Essas bacias serão fundamentais para gerar mais desenvolvimento e oportunidades para o Maranhão”, destacou.

O que é a Margem Equatorial – A Margem Equatorial é uma extensa faixa litorânea que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte e abriga cinco grandes bacias sedimentares: Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar. Os estudos geológicos indicam que a região tem potencial para reservas de 10 a 30 bilhões de barris de óleo equivalente.

A Petrobras incluiu a Margem Equatorial em seu Plano Estratégico 2024-2028, com previsão de perfurar 16 poços e investir cerca de US$ 3,1 bilhões em pesquisas e exploração. Estimativas apontam blocos com até 5,6 bilhões de barris em reservas, comparando a região ao sucesso obtido pela Guiana e pelo Suriname, países vizinhos que registraram descobertas significativas em águas profundas.

Rogério Silva

Deixe um comentário

Pix do Fuxico
Logo Fuxico do Sertão

Ajude a manter o Blog Fuxico do Sertão

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: pix@blogdoquirinoneto.com.br
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook