PF deflagra nova fase da Operação Sem Desconto contra fraude bilionária no INSS

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos irregulares em benefícios previdenciários. A ação cumpre 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Distrito Federal e em sete estados: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.

 

De acordo com a PF, o objetivo é aprofundar as apurações sobre crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa e ocultação de patrimônio. O esquema teria desviado bilhões de reais de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. A operação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

A primeira fase da Sem Desconto foi deflagrada em abril deste ano, quando a PF e a CGU identificaram um rombo de R$ 6,3 bilhões causado por sindicatos e associações de aposentados que realizaram descontos indevidos diretamente nos contracheques de beneficiários. Na época, a cúpula do INSS foi afastada sob suspeita de envolvimento nas irregularidades.

Essas entidades afirmavam oferecer vantagens como planos de saúde, descontos em academias e assistência jurídica, mas, segundo as investigações, não possuíam estrutura para prestar tais serviços. Muitos aposentados descobriram que haviam sido “associados” apenas ao perceber descontos não autorizados em seus extratos de pagamento.

Em setembro, a PF prendeu os empresários Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Maurício Camisotti, apontados como principais operadores do esquema. Nessa etapa, também foram cumpridos mandados contra o advogado Nelson Willians, suspeito de intermediar transações entre as associações fraudulentas e empresas envolvidas.

Durante as buscas, foram apreendidas armas, réplicas de carros de Fórmula 1, relógios suíços e obras de arte de alto valor. Segundo os investigadores, o “Careca do INSS” atuava como peça-chave no esquema, coordenando empresas que intermediavam o repasse de valores desviados a servidores públicos do INSS responsáveis por validar convênios e autorizar descontos nos benefícios.

Deixe um comentário

Pix do Fuxico
Logo Fuxico do Sertão

Ajude a manter o Blog Fuxico do Sertão

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: pix@blogdoquirinoneto.com.br
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook