Por suspeitas de pedofilia, Diocese de Caxias afasta padre homenageado em Timon

Em comunicado oficial assinado pelo bispo Dom Sebastião Lima Duarte, foi anunciado o afastamento do padre Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa das funções religiosas na Diocese de Caxias, interior do Maranhão.

Embora o texto da Diocese não explicite a razão do afastamento, o comunicado invoca o Cânon 1722 do Código de Direito Canônico, que trata da necessidade de medidas cautelares para proteger a comunidade, evitar escândalos e garantir o curso da justiça eclesiástica. Dom Sebastião afirma ter tomado a medida “para se evitar escândalos, defender a liberdade das testemunhas e garantir o curso da justiça, facultado fazê-lo em qualquer fase do processo”.

Segundo o bispo, o padre Raimundo Luzia está proibido de exercer o ministério sagrado ou qualquer outro ofício eclesiástico enquanto durar o processo. Ele também está impedido de celebrar publicamente a Eucaristia ou administrar os sacramentos.

Comunicado oficial

Informações extraoficiais apontam que o afastamento estaria ligado a uma investigação por possível envolvimento do sacerdote em caso de pedofilia, embora a Diocese não confirme oficialmente a acusação.

O padre Raimundo Luzia foi homenageado na semana passada com o título de Cidadão de Timon, cidade vizinha a Caxias, onde tem significativa atuação religiosa.

O INFORMANTE

Deixe um comentário

Pix do Fuxico
Logo Fuxico do Sertão

Ajude a manter o Blog Fuxico do Sertão

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: pix@blogdoquirinoneto.com.br
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook