José da Silva Frazão, conhecido como “Besouro Pagodinho”, será investigado pela Procuradoria Geral do Município de Timon após a divulgação de um vídeo nas redes sociais em que faz ofensas e agressões contra as mulheres da cidade. A Prefeitura acionou a Polícia Civil e o Ministério Público do Maranhão para que ele seja responsabilizado.
No vídeo, Frazão usa termos preconceituosos e depreciativos para atacar as timonenses, afirmando que “lá só tem mulher indígena que mora em tapera” e chamando-as de “dorme suja”, “macumbeiras” e “resto de aborto”. Ele trancou a conta no Instagram onde publicou o vídeo após o anúncio das providências.
A Prefeitura de Timon emitiu nota classificando as falas como criminosas e informou que buscará reparação dos danos. “A Prefeitura de Timon reforça seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e repudia qualquer forma de discriminação e violação da dignidade das mulheres”, disse a administração municipal em comunicado.
A vice-prefeita Socorro Waquim também condenou os ataques e reforçou o compromisso com a responsabilização do autor. “Em pleno mês dedicado à valorização da mulher, somos surpreendidas com palavras que ferem a nossa dignidade e tentam desmerecer a história e a força das timonenses com discursos que promovem o ódio e a discriminação de gênero”, afirmou.
Maranhense e morando em São Paulo, José da Silva Frazão já é investigado por crimes de injúria e difamação e tem um histórico de declarações ofensivas às mulheres do estado.
Via marrapa.com