
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) destacou a importância do recente avanço na exploração de petróleo na Margem Equatorial, apontando impactos positivos para a economia maranhense e nacional.
Durante discurso no plenário da Câmara dos Deputados, Pedro Lucas ressaltou a concessão da licença ambiental pelo Ibama à Petrobras para iniciar pesquisas na região, enfatizando a expectativa de geração de empregos, aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e novas oportunidades para o estado.
“É uma perspectiva de 30 bilhões de barris, é uma coisa extraordinária, um novo Pré-Sal, uma girada de chave para a nossa economia” afirmou.
Pedro Lucas também comentou a presença do navio sísmico da TGS no Porto do Itaqui, que já iniciou os primeiros estudos na região, com potencial estimado de 30 bilhões de barris. O deputado reforçou que o avanço é fruto de anos de trabalho, diálogo e compromisso com o futuro do país.
Durante seu pronunciamento, Pedro Lucas agradeceu ao presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, destacando sua atuação na pauta de exploração de petróleo.
O parlamentar acredita que a experiência na Margem Equatorial pode abrir caminho para que outras bacias maranhenses, como a Maranhão-Pará e a de Barreirinhas, também recebam licenças de exploração.
“Com trabalho sério e compromisso, conseguimos colocar o Maranhão em destaque no setor petrolífero, fortalecendo a economia e trazendo novas oportunidades para o nosso povo”, concluiu.
Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil (FMEQ), o deputado tem sido uma das principais vozes no Congresso em defesa da atividade, argumentando que o avanço da exploração petrolífera representa uma oportunidade histórica de desenvolvimento econômico e social.









