fbpx
Blog Fuxico do Sertão - Notícias de Pastos Bons e Região

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Sucupira do Norte foi realizada dia 27 de agosto e reforçou a importância das políticas socioassistenciais.

O tema central da 11ª Conferência Municipal foi “A Assistência Social, direito do povo e dever do estado, com financiamento para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, e discutida em 5 eixos.
Os expositores foram os técnicos do Município ( Jeirlany Rocha/Assistente Social, Maria de Jesus/ Assistente Social, Coriolando Costa/ Assistente Social e Aurelia Maria/ Psicologa.

As Conferências são instâncias deliberativas, com atribuição para avaliar as políticas de Assistência Social e definir as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O prefeito Marcony ressaltou que os usuários são muito importantes e são o início, meio e fim da política de assistência social. Tenho compromisso e responsabilidade com a Política de Assistência Social, pois é preciso executar as ações e assim garantir proteção social aos usuários e usuárias da Assistência Social. Meu compromisso maior é lutar todos os dias, doando o melhor de mim, para proporcionar uma vida melhor para todos e todas.

Em sua fala a Secretária Municipal Ivon-Carla ressalta que o tema central desta conferência vem ao encontro do que vivenciamos atualmente e acredita que neste momento, o enfrentamento à pobreza e as desigualdades socias são uma das maiores prioridades da gestão. Sei que não se faz política pública sem recursos financeiros e humanos, portanto, vamos trabalhar muito para viabilizar mais recursos financeiros e humanos para a Assistência Social de Sucupira do Norte

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Sucupira do Norte/MA – CMAS, Jêirlany Rocha Fonseca Teixeira, agradeceu a participação de todos e todas na realização da 11ª Conferência. “É uma grande responsabilidade e uma honra estar representando o CMAS, e contribuindo para este momento de debate, reflexão e discussão sobre as prioridades do Municipio . Especialmente nesse contexto de pandemia, em que o serviço público, o Sistema Único de Saúde – SUS e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, demonstraram, mais do que nunca que salvam vidas”, falou ainda da importância da Conferência para o Município. “Estamos em um momento delicado para a Assistência Social. Tenho certeza que os desafios impostos pela pandemia foram enormes, aumentando a demanda e as dificuldades de fornecer assistência básica aos usuários.

A cerimônia contou a participação do prefeito municipal Marcony Santos, vice-prefeito Professor Neto, vereador Wiliam Campos, vereador Wellington Lima, vereador Antônio Miguel, Secretário de Cultura professor Ranilson, Secretária de Educação Silvana Alves, Jackson Reis Secretário de Agricultura, estiveram presentes também, além de outros representantes como Usuários, servidores municipais, Conselheiros Tutelares, Convidados, Entidades, Entidades de Controle Social, Entidades,Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS, além de representantes de outras Políticas Públicas.