Compromisso firmado em 2024 previa Wellington Lima na presidência no biênio 2027-2028, mas chapa encabeçada por Nonato da Ambulância foi a única registrada; vereador denuncia quebra de acordo e falta de palavra.
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sucupira do Norte, no Maranhão, foi marcada por divergências políticas, questionamentos sobre um acordo firmado há dois anos e uma manifestação pública do vereador Wellington Lima, que acusa o atual presidente da Casa, Antônio Miguel, de não cumprir o compromisso estabelecido para a presidência do Legislativo no biênio 2027-2028.
O episódio envolve três pontos centrais: o acordo político firmado em outubro de 2024, o registro de uma única chapa para a disputa e as críticas feitas por Wellington Lima após ficar fora da composição registrada para comandar a Câmara no próximo biênio.
Acordo previa presidência para Wellington Lima
Segundo as informações apresentadas sobre a articulação política, uma reunião realizada em 17 de outubro de 2024 reuniu os seis vereadores da base governista, presidentes de partidos, o prefeito Marcony Santos, o vice-prefeito professor Neto e outras lideranças políticas do município.
Na ocasião, teria sido acordado que Antônio Miguel Ribeiro de Sousa assumiria a presidência da Câmara no biênio 2025-2026, enquanto Wellington Lima ficaria com o compromisso de presidir a Casa Legislativa no período de 2027-2028.
A primeira parte do entendimento foi cumprida, com Antônio Miguel assumindo a presidência no período previsto. Entretanto, a composição registrada para a eleição seguinte não contemplou Wellington Lima como candidato à presidência.
De acordo com as informações divulgadas por Wellington, o acordo também teria sido publicado nas redes sociais do prefeito Marcony Santos, o que, segundo o vereador, reforçaria o compromisso assumido pelas lideranças envolvidas.
Chapa única foi registrada para a eleição
https://www.instagram.com/reel/DewZXjfDnHj/?utm_source=ig_web_copy_link&srtk=MzRlODBiNWFlZA==
O prazo para registro das chapas terminou às 9h da terça-feira, 20 de outubro de 2026. Conforme as informações apuradas junto à Câmara Municipal, apenas uma composição foi formalizada dentro do prazo estabelecido.
Denominada “O POVO UNIDO”, a chapa foi registrada com a seguinte composição:
- Presidente: Raimundo Nonato Pereira de Sá, conhecido como Nonato da Ambulância;
- Vice-presidente: Willian Campos de Oliveira;
- 1º secretário: Antônio Miguel Ribeiro de Sousa;
- 2º secretário: Antônio Marcos de Sousa Lima, conhecido como Antônio do Donato.
A eleição foi marcada para quarta-feira, 21 de outubro, às 9h, na sede do Poder Legislativo municipal.
Antes da votação, as informações apuradas indicavam que uma possível chapa articulada por Wellington Lima não conseguiu reunir o apoio necessário para formalizar sua candidatura, contando, até então, apenas com o vereador Irmão Cleudon.
Com o registro de uma única chapa, Wellington ficou fora da composição apresentada para disputar a presidência da Câmara no próximo biênio.
Wellington Lima denuncia quebra de acordo e falta de palavra
Diante do cenário, Wellington Lima divulgou uma manifestação pública com críticas ao que considera o descumprimento do compromisso político firmado em 2024.
Sob o título “Quebra de acordo e falta de palavra!”, o vereador afirmou que a situação não representa apenas uma quebra de compromisso com ele, mas também uma falta de respeito com o prefeito Marcony Santos, o vice-prefeito professor Neto e as demais lideranças que participaram da reunião, entre elas Jucelino Fernandes e Jadson Duarte.
Em sua declaração, o parlamentar defendeu que a política deve ser conduzida com diálogo, lealdade, respeito e responsabilidade, destacando que a palavra empenhada é fundamental para a manutenção da confiança entre aliados.
Wellington também utilizou uma frase para resumir sua insatisfação com o episódio: “Sem dinheiro você ainda volta pro jogo, mas sem palavra, nem na mesa você senta!”
Apesar das críticas, o vereador afirmou que seguirá trabalhando pela população de Sucupira do Norte, ressaltando que os cargos políticos são passageiros, enquanto o caráter e a palavra devem permanecer.
Disputa pode gerar reflexos políticos
O episódio abre espaço para questionamentos sobre a relação entre os integrantes do grupo governista e o futuro da articulação política no município. A divergência envolve lideranças que, segundo as informações apresentadas, participaram de um entendimento destinado a organizar a sucessão na presidência da Câmara.
Uma eventual deterioração dessas relações poderá gerar desgaste político e influenciar as articulações para as eleições municipais de 2028. Os efeitos, contudo, dependerão dos posicionamentos dos envolvidos e dos próximos acontecimentos.
Até o momento, as críticas sobre o descumprimento do acordo foram apresentadas por Wellington Lima. A versão do atual presidente da Câmara, Antônio Miguel, sobre a controvérsia não foi incluída nas informações disponíveis para esta reportagem.
A eleição da Mesa Diretora definirá a composição responsável pela condução dos trabalhos legislativos durante o biênio 2027-2028. O caso, porém, já colocou em evidência uma questão que ultrapassa a disputa pelo cargo: o peso dos compromissos políticos e a confiança entre aliados.
Fonte: Informações apuradas junto à Câmara Municipal de Sucupira do Norte e manifestação pública do vereador Wellington Lima.









