fbpx
Blog Fuxico do Sertão - Notícias de Pastos Bons e Região

Bolsonaro inaugura ponte no Sul do Maranhão e acaba com travessia do rio Parnaíba por balsas

Obra foi iniciada em 2019 e ponte ficou pronta antes do prazo

AQUILES EMIR

Ao participar na manhã desta quinta-feira (20) da inauguração de uma ponte sobre o rio Parnaíba, ligando Alto Parnaíba, no Maranhão, a Santa Filomena, no Piauí, o presidente Jair Bolsonaro comemorou o fim de uma travessia entre as duas cidades por balsa, o que chegava a custar até R$ 260,00 a passagem de um veículo, dependendo do tamanho.  Com essa obra, disse o presidente o valor do frete na região vai diminuir e, consequentemente, o preço das mercadorias.

“Inauguramos hoje a ponte do rio Parnaíba, que liga as regiões sul do Maranhão e do Piauí via BR-235. A obra, que soluciona um problema histórico de transporte, começou em 2019 e está sendo entregue antes do prazo, demonstrando a nova realidade do Brasil que estamos construindo”, comemorou o presidente pelas redes sociais.

Sobre a queda nos custos da viagem, ele destacou: “Antes da ponte, automóveis e caminhões precisavam pagar até R$ 260 para atravessar o trecho de balsa, o que encarecia a logística e dificultava a vida dos trabalhadores. A nova estrutura deverá reduzir o valor dos fretes na região, além de aliviar o bolso da população local”.
Ainda de acordo com Bolsonaro, “com responsabilidade e eficiência, estamos colocando de vez o nosso Brasil no caminho da prosperidade”.
De um lado, Piauí. Do outro, Maranhão. Obra iniciada em 2019 e entregue hoje, antes do prazo, pelo Governo @JairBolsonaro “Ponte ligando regiões sul dos 2 estados pela BR-235. Imagina quanto que se vai economizar aqui de balsa. Integração nacional e interiorização da logística” (Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura)

Ponte – A construção é de extrema importância para o Matopiba, com impacto direto no escoamento da produção e no desenvolvimento socioeconômico.

Possibilita a integração à ferrovia Norte Sul, projetada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, interligando as cinco regiões do país. Como retorno é esperado uma economia de 8% no valor do frete para o transporte de grãos até o Porto do Itaqui, no Maranhão.
“Essa ligação é fundamental para o eixo da BR-235 que, quando estiver pavimentada no Maranhão e em Tocantins, vai encurtar a distância do produtor para a ferrovia Norte-Sul. É um ganho logístico sem precedentes”, explica o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas”.
Categoria: Brasil