Uma das três crianças de São João Del Rei, em Minas Gerais, faleceu devido a uma suspeita de infecção pela bactéria Streptococcus enquanto a família estava em uma viagem no município de Porto Franco, no interior do Maranhão.
A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA) confirmou essa informação nessa quinta-feira, 26. As outras duas mortes ocorreram no município mineiro.
Segundo a SES-MA, a criança de três anos, originária de São João Del Rei (MG), apresentou sintomas iniciais em 3 de outubro em Minas Gerais.
Em 5 de outubro, a família viajou para o Maranhão, e a criança apresentou uma melhora temporária.
No dia 7 de outubro, a mãe procurou atendimento médico em um hospital em Porto Franco, no Maranhão. A criança foi tratada, avaliada e liberada.
No entanto, em 8 de outubro, a menina teve uma recaída, passou por exames, e infelizmente faleceu.
O corpo da criança foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Imperatriz.
A declaração de óbito mencionou insuficiência respiratória aguda, hemorragia pulmonar, infecção não especificada e outros defeitos da coagulação, aguardando resultados da necropsia.
A SES informou que o CIEVS-MA está monitorando a situação e não registrou outros casos semelhantes no Maranhão.
É importante notar que a infecção por Streptococcus não é considerada uma doença de notificação obrigatória, portanto, não há relatórios oficiais de casos semelhantes.
O informante