DADOS FINAIS: OPERAÇÃO ÁTRIA FECHA COM 266 PESSOAS PRESAS POR PRATICAREM ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO MARANHÃO

POR: ASCOM-PCMA

Nesta quarta-feira(29), a Polícia Civil do Maranhão concluiu os dados finais da “Operação Átria”, que foi deflagrada entre os dias 27 de fevereiro e 28 de março em todo o estado do Maranhão. O resultado final aponta que, no Maranhão, 266 pessoas foram presas por cometerem algum tipo de violência contra a mulher.

A operação que foi idealizada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública(SENASP), em parceria com as forças de segurança dos estados tinha como objetivo fortalecer as medidas no combate à violência contra a mulher através de várias ações como cumprimento de mandados de prisão, checagens de denúncias, palestras, fiscalização de Medidas Protetivas de Urgência(MPU) e conclusão de procedimentos policiais em todo o estado.

Na tarde da última terça-feira(28), os números parciais da operação foram apresentados durante uma coletiva de imprensa, realizada na sede administrativa da Polícia Civil do Maranhão, em São Luís, que contou com as presenças do delegado-geral da PC-MA, Jair Paiva; da coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka; da delegada assistente da Superintendência de Polícia Civil do Interior, Adriana Meireles e do superintendente de Polícia Civil da Capital, Carlos Alessandro.

Barra do Corda – 28/03/2023

A Delegacia Especial da Mulher, com o apoio da Polícia Militar, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 41 anos, pelo crime de estupro de vulnerável contra a própria filha, menor com 16 anos de idade. Desde que a vítima tinha 12 anos de idade, o criminoso acariciava suas partes e praticava outros atos libidinosos. No último mês de fevereiro, o suspeito enviou fotos das suas partes íntimas para a filha, bem como teria solicitado que ela enviasse fotos sensuais para que ele pudesse se satisfazer.

Santo Antônio dos Lopes – 16/03/2023

A Polícia Civil do Maranhão, através da 13ª. Delegacia Regional, prendeu um homem, de 66 anos, em cumprimento de decisão judicial exarada pelo juízo da Comarca de Santo Antônio dos Lopes, em virtude da prática do crime de estupro de vulnerável.

Presidente Dutra -24/03/2023

Um homem, de 43 anos, foi alvo de um mandado de prisão preventiva em virtude da prática do crime de estupro de vulnerável, ilícito este praticado no ano de 2009.

Balsas -27/03/2023

A Delegacia Especial da Mulher de Balsas, cumpriu, mandado de prisão temporária expedido em desfavor de um homem pela prática de crime de estupro de vulnerável. O autor é investigado em inquérito policial que tramita na DEM de Balsas, sob a acusação do delito de estupro de estupro de vulnerável de sua enteada de 12 anos. Além disso, a vítima está grávida do autor.

Grajaú -28/03/2023

A Delegacia de Polícia Civil de Grajaú deu cumprimento, a mandado de prisão preventiva, contra um homem, pelos crimes de lesão corporal e ameaça em contexto de violência doméstica.

Arame – 28/03/2023

Um homem, foi alvo de uma mandado de prisão preventiva cumprido pela Delegacia de Polícia da cidade de Arame, por ser investigado pelo delito de estupro de vulnerável, praticado conjunção carnal com adolescente de 13 anos de idade, fato cometido no final do ano de 2022.

São Luís -27/03/2023

No bairro do Anil, a Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia Especial da Mulher e da Seccional Norte, cumpriu, a mandado de prisão preventiva, em razão da prática do crime de descumprimento de medida protetiva.

Imperatriz-28/02/2023

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, dois homens, por crimes relacionados à violência doméstica. O primeiro indivíduo foi condenado definitivamente a uma pena de 8 anos e 8 meses de prisão pelo crime de tortura. Já o segundo mandado, foi cumprido contra um homem por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência.

Barreirinhas -28/03/2023

A Delegacia Especial da Mulher cumpriu, um mandado de prisão preventiva contra um indivíduo relativo ao crime de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência. O custodiado foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Dados Finais da Operação Átria -2023

  • PALESTRAS—–107
  • VÍTIMAS ATENDIDAS —–2.213
  • MANDADO DE BUSCA—–11
  • PRISÃO CIVIL——33
  • PRISÃO PREVENTIVA ——72
  • PRISÕES EM FLAGRANTE —–165
  • MPU —-1.023
  • ARMAS BRANCAS——17
  • ARMAS DE FOGO—— 08
  • MUNIÇÕES:———29
  • IPS CONCLUÍDOS——–644
  • IPS INSTAURADOS—– 635

Deixe um comentário

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook