fbpx

Em Discussão’ aborda política de expansão dos programas sociais do Governo do Maranhão

A política de expansão dos programas sociais do Governo do Maranhão foi o mote da entrevista concedida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, ao programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia, nesta sexta-feira (7).

Durante o programa, apresentado pelos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luís, o secretário Paulo Casé fez uma explanação sobre os principais programas executados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) nas áreas de assistência social e de segurança alimentar e nutricional.

Questionado pelos entrevistadores, Casé explicou como está o funcionamento dos programas de transferência de renda e atendimento ao cidadão, assessorando e supervisionando as ações dirigidas a crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

De acordo com Paulo Casé, uma das ações mais importantes da Sedes atualmente é o funcionamento da rede de Restaurante Popular no estado. Ele explicou que os Restaurantes Populares são importantes equipamentos públicos estaduais de combate à insegurança alimentar e estão presentes em mais de 150 municípios maranhenses.

Atualmente, a rede conta com 168 estabelecimentos que fornecem diariamente cerca de 170 mil refeições a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os valores cobrados são de 0,50 centavos para o café da manhã e R$ 1,00 para o almoço e jantar. Além das refeições, os Restaurantes Populares oferecem serviços de avaliação e orientação nutricional, bem como ações de educação alimentar.

Visita de ministros

Paulo Casé fez questão de salientar a recente visita ao Maranhão dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Sônia Guajajara (Direitos dos Povos Indígenas). A convite do governador Carlos Brandão (PSB), os dois ministros tiveram a chance de conhecer o Restaurante Popular do Bairro João de Deus, em São Luís.

Juntamente com o governador Carlos Brandão e outras autoridades, os ministros, durante o almoço, puderam comprovar a qualidade das refeições. “Foi um momento muito importante para todos nós porque, ao reconhecer o trabalho que está sendo realizado pelo Governo do Maranhão, o ministro Wellington Dias anunciou que o Governo Federal pretende utilizar o modelo exitoso dos Restaurantes Populares do nosso Estado para uma expansão que deve garantir alimentação de qualidade de fortalecimento da agricultura familiar em mais regiões do nosso país”, declarou Paulo Casé.

Ele destacou ainda que o Restaurante Popular também é uma forma de fortalecer o trabalho do pequeno agricultor familiar, além de garantir o acesso ao alimento que é algo urgente e necessário.

Pacto

O secretário Paulo Casé falou, também, sobre o Pacto de Inclusão Econômica celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Grupo Mateus. O acordo de cooperação tem como objetivo promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, por meio da oferta de ações de apoio à inserção no trabalho.

Durante a entrevista, o secretário do Desenvolvimento Social discorreu, ainda, sobre outros importantes programas, entre os quais o Mais Renda, Banco de Alimentos, Formando e Cozinhando, Vale Gás, Bolsa Família e Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Leite, recentemente lançado pelo governador Carlos Brandão.

Deixe um comentário

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook