fbpx
Blog Fuxico do Sertão - Notícias de Pastos Bons e Região

Em São Francisco do MA, Saúde e Educação participam de ações no enfrentamento ao suicídio

Texto: Maurício Almeida

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números. Diante desse cenário a prefeitura municipal de São Francisco do Maranhão juntamente com o Núcleo de educação do Samu- 192 do Município em alusão a mês de Setembro Amarelo, capacitou a rede de saúde e de educação do município no enfrentamento contra o suicídio.

A capacitação foi ministrada pelo Coordenador do Maurício o Enfermeiro Mauricio Almeida juntamente com a técnica de enfermagem socorrista Valdeires Sousa, ação essa que aconteceu em todas as escolas do município como também em todas as unidades de saúde.

Para o secretário de saúde do município Raimundo Neto, esse foi mais um momento importante para a saúde e educação do município, pois é necessário conscientizar as pessoas, esclarecer e abrir espaços para falarmos sobre suicídio. É preciso deixar que as pessoas possam falar sobre o seu sofrimento, e isso pode trazer alívio e conforto. É necessário levantar a discussão a respeito do suicídio e as possíveis formas de evitá-lo, bem como, sobre a relevância de como identificar alguém que precisa de ajuda e tratamento.

“Ainda existe muito tabu sobre o tema e só com as informações corretas conseguiremos conscientizar as pessoas de que o suicídio pode ser evitado. Precisamos informar a todos como ajudar, e agindo podemos salvar vidas”, enfatiza o secretário de saúde.

Fotos: Samu de São Francisco do Maranhão
       

Via Somos Notícias