Uma operação gigantesca da Força Nacional, de erradicação de cultivo de ilícitos (maconha e outras drogas), determinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deve ser deflagrada a qualquer momento na região da Baixada Maranhense. Dezenas de policiais federais, cerca de dez viaturas, helicóptero com artilharia, tanques e armas pesadas já estão na região, com QGs montados em alguns municípios, organizando toda a operação.
A movimentação começou no fim de semana, com o deslocamento de algumas viaturas em ferry-boat em direção à Baixada.
Segundo informações obtidas por O INFORMANTE, a operação acontece também em outros estados do Nordeste. No Maranhão, ela se estenderá desde a cabeceira do Gurupi, na divisa Maranhão-Pará, passando por Maracaçumé, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Centro do Guilherme, Turiaçu, Cururupu, Turilândia, Santa Helena… Em Turilândia, a Polícia Federal solicitou apoio da prefeitura municipal, que cedeu o campo de futebol da cidade para ser montado um QG.
Além de plantio de maconha e outras drogas, a região onde acontecerá a megaoperação possui muita área de mata sendo explorada por garimpeiros e com desmatamentos irregulares.
O informante