fbpx

Governador Brandão reinaugura parque de vaquejadas em Paraibano e participa da abertura da Exposição Agropecuária de Grajaú

Para fortalecer a agenda municipalista, o Governo do Maranhão realizou duas importantes ações nas regiões Leste e Centro Maranhense neste sábado (22). Em Paraibano foi reinaugurado o Parque de Vaquejada Antonio Pedro para fortalecer a economia e impulsionar o turismo na região. Já em Grajaú foi aberta a 44ª edição da Exposição Agropecuária de Grajaú (EXPOAGRA 2023), incentivando o agronegócio no estado.

Com investimentos de R$ 2.754.314,72 o Parque de Vaquejada Antonio Pedro, localizado no município de Paraibano, no Leste Maranhense, foi totalmente reestruturado bem como o entorno do espaço.

“Nosso governo tem investido em parques por todo o estado, incluindo parques de exposições e de vaquejadas. Estes equipamentos garantem a troca de experiências entre os produtores rurais, desenvolvendo o agronegócio, facilitam a comercialização dos produtos, além de gerar emprego e renda no nosso estado. Outro ponto importante é a valorização das nossas tradições culturais como a vaquejada de Paraibano que é uma das mais importantes do Maranhão”, destacou o governador Carlos Brandão.

A prefeita de Paraibano, Vanessa Furtado (PTB), ressaltou que o novo parque vai fortalecer a vocação para vaquejadas no município. “Estamos na 35ª edição da Vaquejada de Paraibano e agora contamos com um parque totalmente novo, estruturado e moderno. Certeza que nossa vaquejada vai crescer ainda mais e trazer muitos benefícios para os nossos produtores e a população”, afirmou.

Obras de reestruturação do parque
As obras de reestruturação do Parque de Vaquejada Antonio Pedro foram realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Agora, as arquibancadas, que antes eram de madeira, agora são totalmente estruturadas com 60 metros de comprimento e 5 lances, além de ser toda coberta. Com isso o público tem mais segurança e conforto.

Para a nova estrutura do parque também foi construída mureta no perímetro entre a pista de vaquejada e a arquibancada, evitando incidentes durante as apresentações; 240 metros de perímetro; ampliação de 5 metros da Casa do Vaqueiro e 15 metros da Casa de Show, incluindo a reforma do palco, cobertura geral e a construção de 4 boxes para comercialização de bebidas em geral.

Foi executada a recuperação e pintura em geral do muro e portal de entrada; reforma dos estábulos; construção de comedouros e bebedouros para os animas; revisão de toda a rede elétrica; e a instalação de novos refletores em LED.

Também foram reformados 18 boxes comerciais para melhorar a comercialização de produtos durante os eventos.

A nova estrutura do parque foi aprovada pelos usuários. “A reinauguração do parque foi muito importante, principalmente para os barraqueiros, pois agora temos um espaço padronizado, com melhores condições de trabalho”, comemorou a comerciante Maria Rita da Silva.

O vaqueiro puxador Paulo Maranhão também comentou sobre a nova estrutura do parque. “Agora o parque está mais organizado, totalmente padronizado. Com esse novo parque eu tenho certeza que nossa vaquejada vai crescer ainda mais”, disse.

Vaquejada de Paraibano
A vaquejada de Paraibano já acontece há 35 anos e é um dos maiores eventos dessa modalidade no Maranhão. É um evento importante, pois movimenta a economia gerando emprego e renda, além de impulsionar o turismo. A vaquejada é patrimônio cultural imaterial do Brasil, regulamentada pela Lei 13.364/2016.

EXPOAGRA 2023
Também para fortalecer o agronegócio no Maranhão, foi aberta neste sábado (22) a 44ª edição da Exposição Agropecuária de Grajaú (EXPOAGRA 2023), em Grajaú.  Conforme a Portaria de n° 48, de 29 de março de 2023 do Governo do Maranhão, a 44ª edição da Exposição Agropecuária de Grajaú e Região acontece de 22 a 30 de julho.

Em Grajaú, o governador Carlos Brandão destacou a importância da feira para a economia da região. “A feira é uma grande oportunidade para os produtores locais comercializarem animais, produtos agrícolas e da pecuária, máquinas e equipamentos, fortalecendo a economia de toda a região. Os pequenos comerciantes também têm a oportunidade de fazer uma renda extra durante o evento por meio do programa Mais Renda. Além disso, a feira movimenta toda a cidade, pois aumenta a demanda nos hotéis e restaurantes por causa dos visitantes”, afirmou.

Durante a feira, o Governo do Maranhão, por meio de suas secretarias e órgãos, apresenta aos visitantes seus principais serviços e programas voltados para os produtores rurais em diversas áreas, além de promover cursos de capacitação, palestras, entre outras ações

A EXPOAGRA 2023 faz parte do calendário de eventos agropecuários do Maranhão. Somente este ano, serão 19 feiras e exposições apoiadas pelo Governo do Estado com o objetivo de incentivar a geração de renda e o aumento da produtividade para o setor agropecuário no estado.

Wilque Gomes

Deixe um comentário

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook