fbpx
Blog Fuxico do Sertão - Notícias de Pastos Bons e Região

Governador pede explicações à Equatorial sobre falta de energia na capital e no interior

O governador Wellington Dias (PT) utilizou as redes sociais na tarde deste domingo (03) para anunciar que pediu explicações à Equatorial, concessionária responsável pelo abastecimento de energia no Piauí, sobre as faltas de energia que marcaram os primeiros dias de 2021 na capital e em municípios do interior do Estado.

“Estou em constante contato com a Equatorial Piauí para tratar sobre a falta de energia em pontos de Teresina e em cidades do interior do nosso estado. Segundo os diretores da empresa, as equipes estão trabalhando fortemente para recuperar as redes de distribuição de energia que foram afetadas pela forte chuva e quedas de árvores”, disse o governador.

Wellington Dias também anunciou que determinou que o Corpo de Bombeiros auxilie a empresa no trabalho de recuperação das redes de distribuição. ” Determinei que nosso Corpo de Bombeiros atue em todas as áreas solicitadas, ajudando no trabalho da empresa e assistindo os cidadãos que necessitarem”, destacou.

eca12dfeb14a80138fbe577dce55806b
A falta de energia teve início ainda na noite da última quinta-feira, 31 de dezembro, quando uma forte chuva foi registrada na capital e em municípios do interior. Em alguns bairros de Teresina, o apagão durou mais de 60 horas, o que motivou protestos de moradores revoltados com a situação.

No início da tarde deste domingo(03), a Equatorial, através de nota, se manifestou afirmando foi restabelecido 100% do fornecimento de energia na capital e que existem apenas situações pontuais de falta de luz.

 

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí esclarece que, conforme compromisso firmado, concluiu o restabelecimento do fornecimento a 100% das ocorrências coletivas registradas em Teresina nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, após as fortes chuvas, ventos e raios que atingiram a Capital. Tais ocorrências são aquelas cujo mesmo ponto de defeito na rede afeta o fornecimento a mais de um cliente.

A força tarefa realizada pela Distribuidora segue agora tratando os casos isolados e pontuais registrados. Há 82 equipes de atendimento emergencial em campo, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências.

As fortes chuvas geraram severos danos à rede elétrica. Em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31.

Em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação tiveram alta complexidade e tempo de recomposição maior. Diferentemente do atendimento emergencial em condições típicas, nesta situação houve a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que foram destruídas pelo evento climático registrado.

O fornecimento de energia também foi prejudicado pela alta incidência de raios e objetos metálicos lançados sobre a rede, como placas e outdoors, como registrado no bairro Primavera, na zona norte da capital.

A Equatorial Piauí reforça aos clientes que, caso ainda exista algum problema pontual, registrem solicitação nos canais da Distribuidora. Para atendimento aos clientes, estão disponíveis a Central 0800 086 0800, o site e aplicativo da Equatorial Energia. Também é possível informar falta de energia utilizando a Clara, atendente virtual da Distribuidora que atende pelo número (86) 3228-8200, por mensagem no whatsapp.

Fonte:cidadeverde.com

Categoria: Teresina