Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue

Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue

No país, 1,8% da população doa sangue, meta da OMS é 3%.

IMPERATRIZ – Junho “Vermelho” levanta uma bandeira importante para a sociedade ao frisar a importância de doação de sangue. Dia 14 do mês é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, dia que homenageia quem já é doador e busca conscientizar cada vez mais pessoas. A data, criada por uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), homenageia Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

A doação de sangue é vital em várias situações da vida humana, tanto em intervenções programadas, quanto em momentos de emergência e urgência, como desastres naturais e acidentes. Ela ajuda pacientes que têm doenças crônicas graves e terminais a viverem por mais tempo, além de ser um necessário apoio para procedimentos médicos e cirurgias complexas, como as cirurgias tradicionais da coluna e ortopédicas.

O especialista em coluna e cirurgião, Doutor André Pagotto, explica que “existe uma necessidade grande de sangue em muitas cirurgias, por isso é importante ter uma consciência de doação. Pois, muitas vezes, a falta de sangue pode levar um paciente grave a óbito” explica.

Em Imperatriz, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e o Hospital Municipal (Socorrão), estão sempre alertando a população para a importância de manter os bancos de sangue com bom estoque. Para ser um doador, o homem ou a mulher precisam se enquadrar em alguns requisitos:



• Ter entre 16 e 68 anos;



• Ter acima de 50 quilos;



• Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;



• Estar bem alimentado e descansado;



• Aguardar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas;



• Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;



• Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para doar novamente, enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Deixe um comentário

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook