fbpx
Blog Fuxico do Sertão - Notícias de Pastos Bons e Região

NOTINHAS DO SERTÃO-POLÍTICA E VARIEDADES

No sertão começou agitação política mesmo com a pandemia. Em Nova Iorque houve grande movimentação política

Após ida da vereadora Eva Vieira do grupo da atual prefeita para o grupo do pré candidato jovem Daniel Castro que agitou o cenário político na cidade, a prefeita Mayra Guimarães foi atrás de tapar o espaço vago deixado pela vereadora. Mayra foi atrás, mais apresentou apenas o genro de seu atual vice, o jovem  Nivaldo Brasil que na eleição passada esteve na campanha da atual prefeita, e que havia declarado que não votava mais na família da prefeita e passou alguns anos fora do grupo pregando ser oposição. Porém, resolveu voltar, mais ele saiu ou não, ou tava apenas na geladeira?

Uma imagem vale mais que mil narrativas

Na foto da reunião divulgada em redes representa alguns narrativas que vamos expor aqui:

Fichas sujas

Como o principal maestro do grupo da situação está o ex prefeito João Luís, que comandou o município por 4 vezes, fora outras que colocou candidatos aliados. João Luis acumula diversas condenações no âmbito estadual e federal tendo seus direitos políticos suspensos, fora episódios de perseguições e desmando no passado.

Ex prefeito Gustavo irmão da atual prefeita, que comandou o município por 4 anos responde diversas ações na justiça, sendo condenado por irregularidades no transporte escolar do município.

Fora da foto

Terezinha Guimarães, mãe da atual a prefeita, que também foi condenada pelo tribunal de contas, quando exerceu o cargo de secretária de saúde no município, teve suas contas rejeitadas, até pouco tempo atrás foi a chefe de gabinete da prefeita.

Aqui relatamos apenas condenações ainda existe diversos processos em curso, caso eles te falarem que é Fake News ou coisa de blogueiro, vá no Google e pesquise o nome dos citados.

Atraso

A Família da atual está prestes a completar 50 anos no comando do município. Nova Iorque é uma cidade com grande potencial turístico e para agricultura familiar, mas pouco é explorada. Creio que falta mais incentivo para a agricultura familiar, a exemplo do vizinho Guadalupe que é uma potência na produção de frutas e verduras irrigadas utilizado as águas do Rio Parnaíba.

Sucupira do Norte, Cenário pode influenciar

O cenário político tá agitado nos últimos dias no município. Saiu condenações para atual gestora e ex gestor pelo tcu. Na oposição ainda foi confirmado nome do pré candidatos a prefeito, mas, os comentários nos bastidores é que seja o nome de Marcony o escolhido. A condenação do tcu pode influenciar o debate eleitoral que por muito tempo foi usado pelo grupo de situação, tendo em vista que a atual não era condenada.

O vereador Ênio Dourado pode se beneficiar com o discurso do novo, caso seja confirmado a sua pré candidatura, ele pode levar vantagem já que os outros concorrentes possui condenações e acusações. Ele que é filiado ao PMN e nunca exerceu o cargo de prefeito como os outros concorrentes, por isso não possui processos e nem questionamento de problemas durante a gestão.

Vale ressaltar que o ex prefeito Marcony possui apenas contas julgadas irregularidades pelo TCE, tribunal de contas do estado, mas, somente a câmara municipal tem poder de tornar um ex prefeito inelegível, e as contas do ex prefeito foram aprovados pela câmara municipal de sucupira do norte.

A atual prefeita foi condenada como parte em um processo do tcu contra seu marido ex gestor do município, no momento ainda nada impede de ser candidata a reeleição.O seu nome no tcu e tce está apto a disputa das eleições. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Em Pastos Bons o cenário segue calmo, o ex prefeito segue como o pré candidato da situação com apoio da prefeita iriane Gonçalo e do grupo da situação liderando as pesquisas e fazendo as articulações em busca mais apoios.

Na oposição Matheus Mota segue como pré candidato e vem fazendo sua pré campanha no grupo da oposição com seus aliados.

Vamos aguardar os próximos capítulos das eleições em PB.

Pesquisa no sertão

Instituto da capital faz pesquisa em vários municípios do sertão, agora é aguardar ainda se pesquisas serão divulgados ou será apenas para consumo interno.

Paraíbano divisão

Após anúncio do empresário Neurivan Pitó como pré candidato a vereador no grupo do prefeito Zé Hélio, a família pode ficar dividida, já que parte de sua família está com a pré candidata na oposição, Vanessa Furtado e o vereador Nilton Pitó ainda não anunciou se vai pra reeleição. O mesmo é irmão do pré candidato Neurivan.

São João dos patos Camara X executivo

Segue o embate entre o executivo e câmara após várias trocas de acusações por ambos lados.

O executivo acusa a câmara municipal de não aprovar um projeto que permite usar recursos do pré sal destinado ao município. O executivo quer para fazer calçamento na vila Zezinho. Por outro lado a presidente da câmara se defende e diz que têm erros e inconstitucionalidades no projeto, e por isso ainda não foi aprovado.

Mirador muitos cacique para poucos índios

O cenário político de Mirador é o mais indefinido no sertão. O atual prefeito Rony segue como pré candidato a reeleição, porém, sua vice Domingas Cabral, também declarou ser pré candidata a prefeita. A mesma é filha do ex prefeito Pedro do Abrão e busca alianças com a oposição, oposição essa que atualmente tem 4 Pré candidatos a prefeito. Sendo eles: Abrão do Joelino, Armandinho Galvão, Batista Lima e o ex prefeito Dr Joacy Barros. ainda sem consenso entre os pré candidatos da oposição, comenta-se que Joacy pode ser o candidato, mas a quem diga que ele não possa concorrer devido uma prestação de contas julgadas irregular pelo tce que foi confirmada pela câmara municipal, mas tem a possibilidade que ele possa via justiça, feito conseguido pelo ex prefeito de Miranda do Norte, Junior Lourenço. Segundo comentários existem diversos erros no processo que reprovou as contas do ex prefeito que podem ser anulados via judicial, mas o que se sabe é que processo é lento e muito tempo  pode ser perdido até provar que focinho de porco não é tomada. Comenta se possibilidade de Joacy apoiar outro pré candidatura da oposição mais muitas águas ainda vão rolar é aguardar e conferir.

 

Categoria: Médio Sertão