fbpx
Blog Fuxico do Sertão - Notícias de Pastos Bons e Região

Parceria entre o SENAR e a prefeitura de Nova Iorque leva curso de manutenção e operação de tratores para o povoado Unha de Gato

Uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iorque e o SENAR ofereceram Curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícola. O prefeito Daniel Castro firmou uma parceria do município com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR), com apoio da vice prefeita Eva Vieira e do Vereador Francimário, levaram conhecimento e profissionalização aos jovens de Nova Iorque.

O curso foi ofertado para moradores do povoado Unha de Gato, zona rural da cidade onde foram ministrados noções básicas de operação e manutenção de tratores agrícolas, assim como usos e aplicações do trator, classificação de óleos lubrificantes, meios de aproveitamento de potência, operação do conjunto de máquinas e equipamentos de forma correta.

Conteúdo distribuído em 40h, cujo objetivo visa o aumento da vida útil do trator e a  capacitação de homens e mulheres quanto ao trabalho no campo utilizando máquinas autopropelidas. “A capacitação tem o objetivo de aprimorar cada vez mais o conhecimento e levar tecnologia e informação para as propriedades rurais. E nesse caso é um curso muito especial, pois quando a gente lida com o uso de equipamentos você começa também a lidar com a segurança do trabalho. E o Ministério do Trabalho e a Secretaria do Trabalho Emprego preconiza que o Senar, no setor rural, capacite os operadores de máquinas e equipamentos, assim como a aplicação de defensivos e operacionalização de motosserras, porque são equipamentos que podem de alguma maneira causar, se mal uso, algum dano ao trabalhador ou ao próprio produtor”, disse o vereador Mário.

É importante ressaltar o apoio de todos os envolvidos, que de uma forma ou outra, deram sua contribuição, como o senhor Raimundo e Rita Vieira, pai e mãe da Vice-Prefeita Eva, que deram apoio logístico em sua residência no Povoado Unha de Gato, além, do Prefeito Daniel Castro e da vice Eva Vieira, da Secretaria Municipal de Agricultura. Os Tratores usados nas aulas práticas foram doados, um pelo senhor Fábio e o outro pela Prefeitura de Nova Iorque. Os alunos tiveram as instruções repassadas pelo senhor Geziel Sousa Silva, que faz parte da equipe do Senar, e a mobilização ficou por conta do senhor Carlos Camapum, de Pastos Bons.

Via Blog Reais Notícias
Categoria: Nova York