Partido judicializa escolha do TCE-MA no STF e Flávio Dino será o relator

O partido Solidariedade entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF contra as atuais regras de escolha de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

Os argumentos são os mesmos levantados pelo deputado estadual Carlos Lula lançou sua candidatura à vaga de Conselheiro do TCE: a inconstitucionalidade das regras adotadas pela Assembleia que exigem 14 assinaturas de deputados para o registro de candidatura e a idade máxima para concorrer. Também é mencionado o voto secreto para evialtar interferência política.

A questão da idade e do voto secreto foram logo superados. A presidente da Casa, Iracema Vale,

publicou em edição extraordinária do Diário da Assembleia retificação ao edital de abertura de prazo para registro de candidaturas.

Ela atualizou a idade máxima para inscrição, passando de 65 para 70 anos. E reafrima que, de acordo com o Decreto Legislativo nº 151/90, votação será secreta.

O relator do caso será justamente o maranhense Flávio Dino. Pelo sorteio, o julgamento acabou sendo distribuído para seu gabinete.

Resta saber se ele não se julgará impedido pelas suas relações políticas no Maranhão.

Via Clodoaldo Corrêa

Deixe um comentário

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook