O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) lidera a lista dos parlamentares maranhenses mais bem avaliados no Congresso Nacional, conforme o levantamento realizado pelo Ranking dos Políticos.
A pontuação dos políticos é definida de acordo com informações obtidas em fontes oficiais, como os sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça, seguindo três pilares: anticorrupção, antiprivilégios e antidesperdício.
Na listagem dos melhores congressistas maranhenses em exercício, Pedro Lucas está na primeira posição, seguido pelo deputado federal Pastor Gil (PL); pelas senadoras Eliziane Gama (PSD) e Ana Paula Lobato.
Atuação – Duas vezes vereador de São Luís (2012 e 2016) e atualmente em seu segundo mandato como deputado federal, reeleito com mais de 159 mil votos, Pedro Lucas Fernandes tem atuação destacada no Congresso Nacional principalmente por seu posicionamento em matérias de grande relevância nacional.
De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), o deputado atualmente é considerado um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Esse reconhecimento deve-se pelo fato do congressista se diferenciar pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades no Congresso, entre elas, conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Por essas habilidades, Pedro Lucas foi reconhecido pelo DIAP um dos “cabeças” no Congresso Nacional no ano de 2021. Também naquele ano, o deputado recebeu o troféu “Ótimo Parlamentar” do Prêmio Ranking dos Políticos.
Sobre o Ranking – Iniciado em 2011, o Ranking dos Políticos é iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os de acordo com os critérios de combate aos privilégios, aos desperdícios e à corrupção no poder público.
Durante o levantamento, são avaliados dados sobre presenças dos parlamentares nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos deputados e senadores nas decisões mais importantes do Congresso Nacional.
Via Rogério Silva