fbpx

Polícia Civil participa da “Operação Caminhos Seguros” de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes;30 pessoas foram presas

 

A Polícia Civil do Maranhão(PC-MA) participou desde o último dia 2 de maio, de uma megaoperação intitulada de “Operação Caminhos Seguros”, de combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes na capital maranhense e no interior do estado. A operação que é de âmbito nacional, e que conta com a participação das demais forças de segurança, tem como o ponto focal a realização de ações policiais preventivas e repressivas de combate à exploração sexual de menores.

No último final de semana, sob coordenação da Delegacia Geral da Polícia Civil, equipes de policiais civis intensificaram as ações em bares, hotéis, motéis, postos de combustíveis e casas noturnas. A finalidade é desenvolver ações a fim de reprimir atuações criminosas, reduzir os índices de criminalidade, intensificar vistorias, apurar denúncias e fiscalizações, além de propiciar maior visibilidade das forças, gerando uma maior sensação de segurança à população.

Participaram da ação, equipes da Delegacia Geral de Polícia, da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), Delegacias Regionais de Polícia e Superintendência de Polícia da Capital (SPCC).

Tal operação foi planejada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Ação engloba os 26 Estados mais o Distrito Federal.

No Maranhão, a operação contou ainda com as participações da Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de representantes dos Conselhos Tutelares de municípios onde as ações foram deflagradas.

A Polícia Civil do Maranhão, além de apurar denúncias, instaurar inquéritos policiais, cumprir mandados de prisões e realizar outros procedimentos, também promoveu ações educativas através de palestras e reuniões em escolas.

A “Operação Caminhos Seguros” encerrou nesta quinta-feira(18), considerado o Dia D, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

DADOS DA OPERAÇÃO CAMINHOS SEGUROS

  • Municípios Abrangidos – 217
  • Ações Educativas/Palestras-153
  • Locais Fiscalizados-298
  • Pessoas Alcançadas-798
  • Pessoas Resgatadas –18
  • Armas de Fogo Apreendidas-10
  • Armas Branca Apreendidas-18
  • Inquéritos Policiais Concluídos-49
  • Inquéritos Policiais Instaurados-97

TOTAL DE PRISÕES

  • 30 pessoas presas.

Deixe um comentário

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook