Um dos importantes trunfos apresentados nas conversas do jantar de confraternização dos amigos do senador Weverton Rocha (PDT), na noite da segunda-feira (13), foi sua presença eleitoral no interior.
Segundo avaliação das principais lideranças de campanha, com base em estudo elaborado pela coordenação, Weverton se faz presente em todos os 217 municípios, com apoio da primeira ou segunda forças políticas.
“A forte participação de prefeitos, ex-prefeitos e ex-candidatos a prefeito tem garantido a liderança do senador Weverton em todas as pesquisas”, analisou o presidente da Federação dos Municípios (Famem), Erlânio Xavier, um dos principais coordenadores da campanha pedetista.
Em alguns municípios, Weverton tem apoio de todas as principais forças políticas.
É o caso, por exemplo, de Imperatriz, onde estão com ele tanto o prefeito Assis Ramos (DEM) quanto o ex-prefeito Ildon Marques (PP).
Na região do Baixo Parnaíba, apenas quatro dos 14 prefeitos não apoiam o senador do PDT, segundo o líder político Neto Carvalho.
“Mas, nestas cidades, ele tem a segunda força, o que garante a liderança de votos, já que nenhum outro pré-candidato alcança sua força eleitoral”, disse Neto Carvalho.
Weverton Rocha consegue chegar também com força na região dos Cocais, onde tem o apoio da maioria dos prefeitos e também de segundas forças políticas em todas as cidades.
Este dado foi destacado pelo ex-prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), um dos coordenadores da pré-campanha do senador.
Com capilaridade estadual e apoio consolidado de chefes de poder, deputados federais e estaduais, vereadores e líderes políticos de situação ou de oposição, o senador lidera todas as pesquisas de intenção de votos.
E deve chegar a 2022 com força também na Grande São Luís, onde já tem fortes alianças e articulações para ampliar os apoios.
De Marco Deça