Em Agosto de 2017 a Vereadora Thuany Costa resolveu apresentar um projeto de lei que visa a diminuição dos valores cobrados na taxa de iluminação pública da Cidade de São João dos patos.
O Projeto de emenda de número 04/2017 de 21 de agosto de 2017 a lei 243/2003 de 31/12/2003.Consiste na readequação das alíquotas sobre a base do cálculo sobre a iluminação pública,que hoje é uma das maiores de todo o estado do Maranhão.
Acontece que por ser um projeto que visa beneficiar o cidadão,o nobre presidente da casa nunca teve o interesse de colocar em votação.
As desculpas por parte dos vereadores da Situação,São várias,desde a queda na arrecadação,até falarem que se DIMINUIR a taxa, as ruas irão ficar no escuro pois a prefeitura não terá dinheiro suficiente para cuidar da iluminação pública.
Enquanto isso ,o consumidor patoense que mal dar conta de pagar a energia consumida em sua residência,é obrigado a arcar com essa taxa altíssima.
De Acordo com o blog do Leandro Nolêto,no ano de 2018 já foram arrecadados mais de meio milhão de reais de taxa de iluminação pública.
Recentemente um projeto de lei do vereador Raimundo Filho foi vetado pela prefeita Gilvana,o projeto de lei obrigava a Prefeitura divulgar os valores arrecadados e os gastos com esse tipo de serviço.
Esperamos que o próximo Presidente da Câmara Municipal olhe com carinho para esse projeto e procure trabalhar realmente para o povo.
Por REAIS NOTÍCIAS