fbpx
Blog Fuxico do Sertão - Notícias de Pastos Bons e Região

Projeto sobre a quarentena de uma estudante maranhense ganha destaque na Itália.

Um tango de 1927 se transformou em hino na quarentena ocasionada pelo corona vírus. A ideia de um projeto com o objeto de passar uma mensagem de conforto através da letra do tango “mi noche triste” nasceu de um grupo de estudantes da Università Degli Studio de Milano na Itália do curso de mediação linguística e intercultural, que tem como uma das integrantes a estudante brasileira Eudânia Costa, filha de Pastos Bons.
Durante o lockdown os componentes do curso de Cultura ispanofone juntamente com as professoras: Irina Bajini e Monica Fumagalli a partir da ideia da estudante Micol Maria Vittoria Bianchi, com apoio do reitor: Elio Franzini, foi criado um vídeo com o tango de Carlos Gardel, famoso musicista Argentino.
O texto do tango foi traduzido em diversas línguas e dialetos entre esses em português, valorizando a forma menos prestigiada da língua. O tema do tango é “Uma Noite Triste”. Pela saudade do seu amor e à espera da sua volta, nasceu então um vídeo através de encontros online onde o intuito era a aproximação. Criar um abraço virtual que atravessasse o oceano. E assim foi! Amigos e parentes dos integrantes do grupo de estudos foram convidados para participarem do referido vídeo.
A maranhense Eudânia Costa, não fez diferente, convidou a sua prima também Géssica Maria, acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, do curso de Letras para participar do vídeo, recitando parte da letra. E também Laize Curcino, Letróloga pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e especialista em Linguística, e também docente da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, que além de ajudar na tradução, também fez a gravação do tango que fará parte do livro e a partir da leitura do QRcode estará disponível para visualização. Ao final do vídeo apresenta-se as diversas janelas de nossas noites em diversas cidades da Itália e do mundo, estando disponível no Youtube, no site oficial da Università Degli Studio de Milano e tem sido publicado em diversos jornais locais da Itália. Os estudantes que participaram do projeto idealizado por Micol Maria Vittoria Bianchi foram: Eudânia Costa, Matteo Simeoni, Marta Trovatelli, Alessia Tarantino, Sara Conti e Rita Ingenio. E a participação dos argentinos e poetas: Rafael Flores e Cucurto.

Eudânia

Eudânia

repercussão em jornais italianos

 

Categoria: Brasil