fbpx

SECRETARIA DE SAÚDE DE PASTOS BONS EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE MATÉRIA TENDENCIOSA


A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Pastos Bons, vem apresentar manifestação sobre a recente publicação de uma reportagem
do BlogSertãoagora1, o qual se refere a um pedido do Ministério Público do Estado do Maranhão, na figura da Promotoria de Pastos Bons, sobre diversas orientações e recomendação do referido órgão sobre violência obstétrica e o trato da gestante.

A referida reportagem trouxe à tona um assunto que é de interesse de todos, entretanto, a referência no blog, induz que a Secretaria de Saúde cometera algum pecado, em verdade a recomendação é válida e extremamente importante sendo reconhecida pelo Município como uma política pública a ser efetivada, na qual a gestante, a parturiente e a criança devem receber o tratamento necessário como uma política prioritária em efetivação; zelando sempre pelo máximo cuidado, acolhimento com as mulheres a partir da confirmação da gravidez, até o parto.

Mesmo após o parto os diversos setores da saúde do Município prosseguem com o atendimento da parturiente de forma humanizada como deve ser o atendimento do SUS.

Os diversos órgão públicos como a Promotoria são órgãos, assim como o Município, personificado pela Secretaria de Saúde, aptos a efetivar, incentivar, promover políticas não só de saúde, mas de diversos segmentos sociais.

Validando a recomendação da Promotoria, esta Secretaria de Saúde, vem implementando medidas de caráter emergencial para estabilizar as demandas, e atender todas as mulheres.

Como medidas adotadas, tem-se: treinamentos com as equipes de saúde sobre a necessidade de tornar o parto humanizado, consciente, com direito a acompanhante, transporte e encaminhamento no meio mais ágil possível para a maternidade Estadual de Colinas Humberto Coutinho, diversos informativos nas diversas Unidades de Saúde do município para a implementação das medidas, planos e protocolos de atendimento e partos das gestantes.

Deixe um comentário

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Facebook