Nota de Esclarecimento
A secretária Municipal de Saúde e a diretoria do hospital de Sucupira do Norte, informam que em momento algum houve negligência no caso da criança que necessitava de uma UTI Neonatal.
Foram feitos todos os procedimentos adequados e necessários para que a criança fosse encaminhada a um leito. No entanto, não foi encontrado nenhum disponível nos hospitais de referência.
Toda a equipe médica presente no plantão realizou todos os procedimentos necessários enquanto a criança estava conosco, dando toda atenção, suporte e buscando a todo instante encontrar vaga em alguma UTI.
Seguimos todos os protocolos conforme determina a Central de Regulação do Estado do Maranhão. Informamos também que não podíamos encaminhar a criança a nenhum outro lugar sem que antes a Central de Leitos nos desse a confirmação de que havia algum disponível, pois o risco de transferir um recém nascido prematuro sem que houvesse uma UTI Neonatal era maior.
Após muita insistência dos familiares do recém nascido, que assumiram a responsabilidade de levar a criança até São Luís, a mesma foi encaminhada, e a equipe do hospital municipal ficou na busca incansável de conseguir um leito neonatal na capital do Estado.
Entretanto, para nossa surpresa e por decisão unilateral da família os mesmos desviaram a rota e levaram da criança para a cidade de Floriano-Pi onde veio a óbito.
Nos sensibilizamos com o acontecido e deixamos os nossos sinceros sentimentos a família e nos mantemos a disposição para qualquer esclarecimento a mesma e a justiça, caso necessário, pois temos consciência que seguimos todos os protocolos e fizemos o que estava ao nosso alcance.
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Sucupira do Norte
Leila Rezende