Policiais ficam 20 dias sem viaturas e 40 mil pessoas estão sem atendimento no sul do Piauí
Por meio de nota a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as viaturas passaram por manutenção mecânica e voltaram à atividade ainda nesta quinta.
Segundo o delegado Francisco Célio, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que os veículos precisavam de reparos técnicos. Porém o contrato com a oficina responsável pelos reparos estava vencido. “Eles falaram que semana passada ia voltar e agora passou para o fim dessa semana. Enquanto houver sexta-feira, eles vão adiando”, comentou o delegado referindo-se à secretaria.
O delegado afirmou ainda que a delegacia utilizava nos últimos dias somente uma caminhoneta, que era alugada. O veículo apresentou problemas e também foi levado para reparos. “Da Secretaria de Segurança mesmo, só tem um carro cela, que é uma viatura com giroflex, que é caracterizada, toda adesivada”, contou o delegado.
Francisco Célio também criticou a manutenção das viaturas. “Essa viatura, quando ia pra Teresina fazer a manutenção, eles só trocavam o óleo, nunca fizeram uma revisão mais detalhada, na direção ou suspensão, só trocavam o óleo e nada mais. Hoje ela está com os quatros pneus carecas e os agentes não andam nela de jeito nenhum. Está na oficina também”, disse o delegado.
Greve
Conforme o delegado, a falta das viaturas na delegacia regional afeta aproximadamente 40 mil pessoas dos municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, João Costa, Bertolinia e Sebastião Barros. “Estamos sem fazer nada. A delegacia tem que ir pra rua, todos os dias, tem que ir pra rua e sem carro não tem como intimar, fazer ocorrência. Com a greve dos agentes, os serviços estavam prejudicados e agora mais ainda com a falta de viaturas”, afirmou.
No momento acontece uma paralização de sete categorias de trabalhadores da Segurança Pública, iniciada na terça-feira (3).