De acordo com informações colhidas por este blog junto a imprensa local, o atual presidente Zeca do São Benedito, fez a abertura da sessão ordinária e na pauta um processo de cassação da vereadora Odeana por repetidas faltas as sessões da Câmara totalizando 10 ausências, o que segundo o regimento. O resultado da decisão foi publicado no diário oficial e dado posse imediatamente a Dimas, 1º suplente da coligação de Odeana.
Minutos após a posse do novo parlamentar, o vereador Gilvanildo de Freitas Damasceno o Gil, adentrou ao recinto tomando posse do livro de ata e tentando empreender fuga do local, ao ser impedido o mesmo rasgou o citado livro na tentativa de destruir o documento. Várias discussões se deram neste momento, onde dedos foram apontados à cara uns dos outros. Mas o atual presidente da casa já prevendo tudo isso fez cópias do livro anteriormente.
“Eleição”
Mesmo com a presença do presidente da Câmara Zeca do São Benedito, o vice-presidente Claudemir Irineu, tomou as ações e realizou uma sessão dentro de outra sessão para eleição da mesa diretora com chapa formada pela oposição.
A oposição elegeu o parlamentar Gil por 5 votos a favor, o que representa maioria da casa haja vista que os 4 vereadores da situação que compõem a atual legislatura não votaram. A “eleição” aconteceu sob muitos protestos por parte da galeria.
O momento é de incertezas no parlamento e caberá as autoridades competentes definir os rumos deste caso emblemático. Agora não se sabe quem realmente comandará a casa em 2019, se o presidente eleito hoje, ou o vereador mais velho da casa prerrogativa concedida pelo regimento interno.